Na sessão desta sexta-feira, 28 de janeiro, deram entrada na ordem do dia alguns projetos de autoria do poder executivo e alguns de iniciativa dos vereadores para serem votados na casa legislativa.

Em regime de Urgência Especial deu entrada o Projeto De Lei Nº 06/2022, de iniciativa do Prefeito Em Exercício, João Paulo Furtado, que dispõe sobre a concessão de reajuste salarial aos servidores públicos municipais efetivos vinculados a Secretaria De Infraestrutura e Serviços Públicos e adota outras providências. E o Projeto De Lei Nº 12/2022, que autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial ao vigente orçamento do Município e dá outras providências.

A presidente da casa, a vereadora Celminha Santana, abriu o período de discussão dos projetos e o vereador Tonhão Martins disse que não se sentia satisfeito em votar apenas este percentual de reajuste para a categoria, que gostaria que fosse revisto os cálculos e atualizasse as perdas dos anos anteriores que não foram reajustadas desde 2019.

Já o vereador Deuzivan Silva, líder do governo na casa, explicou que é importante dar o reajuste, mas também ter a responsabilidade de pagar, que seria bom que tivesse sido dado este mesmo reajuste em anos anteriores. Aproveitou ainda para parabenizar o prefeito João Paulo Furtado pela coragem em estar mandando projetos de reajuste salarial dos servidores logo neste início de ano.

Celminha também fez uso da palavra e falou que o reajuste está sendo repassado este ano por conta da responsabilidade e sensibilidade do prefeito, e que há tempos isso não era feito, que o mesmo está fazendo a contabilidade do que é possível o município arcar e conseguir manter os pagamentos em dia.

Ainda houve votação em primeira discussão do Projeto De Lei Nº 02/ 2022, de iniciativa do vereador Tonhão Martins, que dispõe sobre a criação do programa “Futurando” de apoio a geração de emprego para jovens no município de Mauriti e o Projeto De Lei Nº 05/2022, de iniciativa do Prefeito em exercício João Paulo Furtado, que pretende autorizar o Poder Executivo a doar bem imóvel a Associação Amigos Do Bem.