O secretário de educação de Mauriti, Francisco José, participou da última sessão da Câmara de Vereadores, a convite do vereador Tonhão Martins para dar explicações sobre alguns temas abordados anteriormente na Casa legislativa.

Em sua fala, o secretário falou sobre a merenda escolar e disse que houve um atraso na entrega da merenda pelo aumento dos valores da cesta básica e foi necessário um realinhamento de preços com as empresas fornecedoras dos insumos. Citou que a verba da merenda não houve reajuste desde o Governo Dilma, na LOA de 2017 e para 2023 o atual presidente vetou o reajuste novamente.
Explicou que o valor por aluno que o Governo Federal repassa para o município é de 0,33 centavos por aluno e que desde o início do PNAE o recurso não vai dar para alimentar os alunos, terão que usar recursos próprios para terminar o ano disponibilizando merenda para todos.
Outra pauta abordada pelo secretário foi sobre o transporte escolar, disse que a frota está desgastada com o uso e informou que foram adquiridos alguns ônibus, mas que o município já está adquirindo dois micro ônibus com recursos do FUNDEB para ajudar nas demandas. Falou ainda que conseguiram destravar um recurso para compra de um ônibus maior pelo FNDE, que será comprado em breve, este será um transporte maior e será comprado com complemento de recursos do município.