A sessão da Câmara Municipal de Mauriti foi bastante movimentada nesta última sexta – feira, dia 13 de maio de 2022, com vários temas debatidos na tribuna, durante o grande expediente da sessão ordinária.

Com a presença em massa dos vereadores e um bom público presente, a senhora Marta Coelho Dantas, natural da cidade de Milagres, fez uso do espaço, a convite do vereador Tonhão Martins para discorrer sobre a Associação Comunitária Lucas Dantas – ACOLD, da qual ela é presidente, para falar sobre Neoplasia Maligna – câncer.
Em sua fala, ela discorreu sobre a história da Associação que acolhe crianças de toda a região acometidas com essa doença, ressaltando as dificuldades e demora nos atendimentos, que complica o diagnóstico com a demora na regulação dos serviços do SUS em atender às demandas da população.
Marta falou ainda sobre as dificuldades que as pessoas com câncer enfrentam e relatou a sua luta com a doença do seu filho, que a incentivou a criar a Associação, dizendo que os tipos de câncer mais comum em crianças são: Leucemia e câncer no cérebro. Ressaltou sobre a falta de hospitais especializados no estado do Ceará.
Também foi tema debatido na tribuna da casa legislativa, pela presdiente do CMDCA – Ligianne Gonçalves e pela Assistente Social do CREAS – Nárgela Fonseca, no dia 18 de Maio, Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma campanha que já dura 22 anos em todo o país e que o município fará uma pogramação durante toda a semana. Na oportunidade, elas pediram o empenho e participação de todos no envolvimento dessa causa durante todo o ano para erradicar essa prática do nosso meio.