A presidente da Câmara Municipal de Mauriti, Fernanda Martins (PSDB) apresentou, durante entrevista concedida à uma emissora de rádio em Juazeiro do Norte, um amplo balanço das atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo daquele município, durante o ano passado. Na avaliação da parlamentar, além de produtivo, 2017 foi um ano em que se discutiu, com amplitude, questões que visam melhorar a qualidade de vida da população daquele município.

A parlamentar ressaltou a política de economia de gastos desenvolvida na Câmara no ano passado, que resultou na possibilidade de reforma e construção de novas dependências na estrutura física do prédio onde funciona a Casa, além de programas que estreitaram a distância entre a sociedade e o próprio Poder, como o Câmara na escola, por exemplo.

Ela afirma que a Câmara vem cumprindo sua principal função constitucional, discutindo, votando e aprovando temas importantes à população. “Vários projetos e resoluções foram apreciados, votados e aprovados pelos vereadores. Todos os colegas eleitos em 2016 têm participado intensamente da vida da cidade, seja acompanhando as ações do executivo, fiscalizando obras, sugerindo e cobrando melhorias, apresentando projetos e debatendo temas de relevância para o desenvolvimento de Mauriti”, avalia a presidente do Legislativo.
Conforme informou, as Comissões permanentes da Casa – de Legislação, Justiça e Redação Final, Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização, Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio e Turismo, Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Trabalho, Meio Ambiente, Cultura e Desporto, trabalharam para agilizar votações importantes no ano passado.

Os vereadores aprovaram a criação do Sistema de Controle Interno da Câmara Municipal, que tem a função de acompanhar e analisar as informações geradas pelos setores responsáveis para que se cumpra as metas estabelecidas, funcionando, portando, ao mesmo tempo, como ferramenta gerencial para o administrador público e como instrumento de proteção e defesa do cidadão.

“O volume de discussões, votações, debates e aprovações de matérias tanto do Legislativo como do Executivo foi extremamente satisfatório. Questões que estavam engavetadas foram destravadas e colocadas ao debate no Plenário. A sociedade teve participação ampla na discussão de vários assuntos e isso possibilitou a construção de uma forma mais democrática e participativa de se fazer política. A expectativa para 2018 é das melhores possíveis”, avaliou a presidente.
Fonte: Roberto Crispim