Câmara de Mauriti Parabeniza o Município, através do seu Sec. De Saúde, pela conquista do 1º lugar no ranking estadual de vacinação contra influenza .

A campanha nacional de vacinação contra influenza foi um sucesso no nosso Município. Mauriti atingiu a marca de 107,5% em cobertura da vacinação contra o vírus graças ao trabalho do ilustre Secretário de Saúde Dr. Tiago Bezerra Leite e sua equipe. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses para a imunização. A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissiveis e outras condições clínicas especiais). Em 2017, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

O objetivo do ministério era vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.

Em nota, a Presidente da Câmara Municipal de Mauriti, Sra. Fernanda Cartaxo Martins Pitanga, agradece aos esforços prestados e parabeniza o Secretário e sua equipe.

É com grande alegria que venho anunciar e parabenizar o Secretário de Saúde, Thiago Bezerra Leite e sua equipe, pela meta alcançada na campanha de vacinação contra a influenza , onde o Município de Mauriti, conquistou a primeira posição no Estado do Ceará, por ter sido a melhor cidade a desenvolver a referida campanha.

Parabéns pelo excelente trabalho e por ter trazido essa conquista para o nosso Município.

Mauriti, 06 de junho de 2017.

Fernanda Cartaxo Martins Pitanga
PRESIDENTE